top of page

SE NADA DER CERTO, EU VIRO RECREADOR(A) ūü§¨




Você já ouviu a frase "se nada der certo, eu viro recreador(a)?


Embora possa parecer uma piada inofensiva, essa express√£o carrega consigo uma carga de viol√™ncia simb√≥lica, conforme explicado pelo soci√≥logo Pierre Bourdieu. Neste texto, vou explorar a import√Ęncia do trabalho dos recreadores, desmitificar estere√≥tipos e destacar a relev√Ęncia desse setor em constante crescimento no Brasil.


Mas antes, deixa eu te explicar o que me motivação a escrever este texto!


Estava em casa quando recebi, um, dois, três... alguns no direct outros pelo whats e fui dar uma olhada. O primeiro foi de um professor de Recreação de uma Universidade Estadual lá no Nordeste, após Recreadores de vários locais... olhei o vídeo... (e quem me conhece sabe que sou suuuuuper de boa), porém, como sou da área, senti ofendido ao ver o vídeo... pois só quem é recreador sabe o que é ser recreador... porém, não comentei nada, só compartilhei e perguntei a opinião dos recreadores (depois vá no meu instagram e veja o que o pessoal comentou).


Veja...


No dia 30 de setembro, uma empresa de fantasias, faz um vídeo onde ela está vestida de mulher incrível e faz a seguinte fala: "se nada der certo, eu acho que vou trabalhar de recreação, de mulher incrível".


Fiz um React ao vídeo, onde eu falo o seguinte: "dá uma escutadinha no que ela fala e me fala aqui nos comentários o que achou disso". Eu pergunto aos meus seguidores o que eles acham da fala dela. E escrevo isso na descrição do vídeo:




Até o dia que escrevi esse post, tivemos 65 comentários de recreadores de vários gêneros. Homens e mulheres se posicionaram e se sentiram ofendidos com a fala dela.


Mas Cleber.... foi apenas uma brincadeira, uma frase inofensiva. Vejam...



Violência Simbólica e Estereótipos:


A violência simbólica, termo cunhado por Bourdieu, refere-se a uma forma não física de agressão que se manifesta no diferencial de poder entre grupos sociais. Muitas vezes, isso ocorre de forma inconsciente, impondo normas do grupo dominante sobre os subordinados. A expressão casual sobre ser recreador pode perpetuar estereótipos negativos, sendo prejudicial para aqueles que escolheram essa profissão. Da forma que é falada, rebaixa uma profissão em detrimento de outra.



Quem S√£o os Recreadores:


Em sua grande maioria, com base em pesquisa cient√≠fica de 2023, com 634 respondentes (maior n da √°rea) aponta que 56,68% s√£o mulheres, com 61% formados em Educa√ß√£o F√≠sica e 16% em Pedagogia. Existe uma forma√ß√£o longa, √°rdua, penosa e profissional para atuar na √°rea. A pesquisa e trajet√≥ria do indiv√≠duo refuta a ideia de que ser recreador √© uma op√ß√£o de √ļltimo recurso.



O Mercado em Crescimento:


Segundo dados do BNews (2023), o setor de recrea√ß√£o atingiu a marca de R$ 76.5 bilh√Ķes nos primeiros oito meses do ano, registrando o melhor resultado dos √ļltimos cinco anos. Isso evidencia a crescente demanda por servi√ßos de recrea√ß√£o no pa√≠s, indicando um mercado s√≥lido para profissionais s√©rios e respeitados. N√£o um campo onde √© a √ļltima op√ß√£o ou pessoas sem forma√ß√£o podem atuar. Conhecemos um leigo na recrea√ß√£o quando ela fala que "ama trabalhar com crian√ßas", para eles, o trabalho com crian√ßas, e a recrea√ß√£o em festa infantil, resumo ser um recreador e conhecedor da √°rea.


Essa s√£o falas de leigos, pois a recrea√ß√£o trabalha com diferentes seguimentos, vou citar alguns, a t√≠tulo de exemplo: Acampamento e Acantonamento; Festa Infantil e Buffets; Estudo do Meio, Ecoturismos, Educa√ß√£o Ambiental; Hotel, SPA e Resorts; Navios de Cruzeiro Mar√≠timos; Clubes e Condom√≠nios; Viagem de Formatura; Espa√ßos Infantis; Festas, Eventos, Mega Eventos, Conven√ß√Ķes; Empresas; √Ēnibus; Col√īnia de F√©rias; Associa√ß√Ķes, ONGs e Igrejas; Hospitais; Brinquedoteca; Institui√ß√Ķes de Ensino; Espa√ßos P√ļblicos; Gamifica√ß√£o; Asilos; Praias; Recreador de Intera√ß√£o Online; entre outras.

Sobre "gostar de crian√ßas"... essa √© uma rela√ß√£o falha, pois n√£o precisa gostar de crian√ßas para trabalhar com recrea√ß√£o, pois voc√™ pode gostar de idosos, pois o p√ļblico que viv√™ncia a recrea√ß√£o s√£o: crian√ßas, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com defici√™ncias.


Alguém que sabe o mínimo, são que são diferentes segmentos de atuação e todas as idades.



Desconstruindo Estereótipos:


√Č importante destacar que muitas pessoas, em tom de brincadeira, mencionam tornar-se recreadoras como uma op√ß√£o caso "nada d√™ certo". No entanto, essa vis√£o desmerece o trabalho √°rduo e a dedica√ß√£o necess√°rios para ser um profissional de recrea√ß√£o de sucesso.


Tal frase, bem, no fundo, tentou, de forma equivocada, elevar de alguma forma a recreação, pois, acredito eu, que alguns dos clientes possam ser recreadores. Porém, o que ocorreu foi uma sensação de demérito. Aqui, cabe um conceito interessantíssimo da comunicação: "comunicação não é o que você fala, mas o que os outros entendem".



A Realidade do Trabalho:


Muitos recreadores sustentam suas casas, fam√≠lias e realizam seus sonhos por meio dessa profiss√£o. O trabalho vai al√©m da divers√£o, envolvendo estudos, cursos, pr√°tica e o desenvolvimento de diversas habilidades para proporcionar experi√™ncias √ļnicas em festas.



Conclus√£o:


Escrevi este texto para destacar a seriedade do trabalho dos recreadores e desmitificar estere√≥tipos. O setor de recrea√ß√£o √© uma ind√ļstria em ascens√£o, e √© crucial reconhecer e valorizar o papel desses profissionais e isso se aplica igualmente aos recreadores, que merecem respeito e reconhecimento por seu importante papel na sociedade.



REFERÊNCIAS UTILIZADAS:


Leão Junior, Cleber Mena; Andrade, André Mattos Benatti; Silveira, Ronaldo Tedesco; Vale, Rene Santos; Pimentel, Giuliano Gomes de Assis. A Porta de Entrada na Recreação Brasileira. Seminário de Estudos do Lazer, 2023. Curitiba, Paraná.



Cleber Junior √© Doutorando em Educa√ß√£o F√≠sica, com foco nos estudos da Recrea√ß√£o. Mestre em Ensino. Mentor de Empresas de Recrea√ß√£o e Recreadores. Palestrante do TEDx. No youtube com mais de 2 milh√Ķes de visualiza√ß√Ķes em seus v√≠deos. Criador da 1¬™ forma√ß√£o online para o Recreador de Sucesso no Brasil; Criador do curso online para empres√°rio da recrea√ß√£o "O Caminho da Recrea√ß√£o de Sucesso" e da forma√ß√£o profissional online para recreadores "Escola de Recreadores de Sucesso". Pr√™mio Melhor Produ√ß√£o de Conte√ļdo e Influ√™ncia Digital. Crist√£o. Te Ensino o Caminho da Transi√ß√£o de Recreador para Empres√°rio da Recrea√ß√£o Faturando 5 D√≠gitos ūüöÄūüíľ‚ú®

3 visualiza√ß√Ķes0 coment√°rio

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page