top of page
SLIDE ESCOLA.jpg

comandos e variações da brincadeira

Objetivo: O objetivo da brincadeira é promover a coordenação e agilidade dos participantes, enquanto se divertem seguindo comandos para mudar de lado.

 

Número de Participantes: A brincadeira pode ser jogada com um grupo de qualquer tamanho, desde que haja espaço suficiente para todos se moverem de um lado ao outro da linha.

 

Materiais Necessários:

  • Um espaço amplo e plano para os participantes se movimentarem.

  • Uma corda ou um risco desenhado no chão que represente a linha divisória.

 

Como Jogar:

  1. Todos os participantes se alinham em uma fila, de pé, em um dos lados da linha.

  2. O Recreador dará os comandos, que indica de que lado da linha os participantes devem estar. Por exemplo, o Recreador pode dizer "Números pares!".

  3. Todos os participantes devem rapidamente atravessar para o lado correto da linha de acordo com o comando. No exemplo dado, aqueles que estiverem do lado dos números ímpares devem atravessar para o lado dos números pares.

  4. O Recreador pode dar uma série de comandos variados, como "Mulheres", "Homens", "Animais", "Cores primárias", etc., e os participantes devem obedecer, atravessando para o lado indicado pela categoria mencionada.

  5. O ritmo e a frequência dos comandos podem variar de acordo com a preferência do grupo. O desafio aumenta à medida que a velocidade dos comandos aumenta.

  6. Se um participante atravessar para o lado errado da linha ou não seguir o comando corretamente, ele pode ser eliminado do jogo. A brincadeira continua até que reste apenas um participante, que será o vencedor.

Dicas:

  • É importante que os comandos sejam claros e compreensíveis para todos os participantes.

  • Encoraje a rapidez e a agilidade, mas sempre com segurança. Certifique-se de que o espaço é adequado para evitar colisões ou acidentes.

  • Esta é uma brincadeira divertida para todas as idades, então adapte os comandos de acordo com o nível de habilidade e compreensão dos participantes.

Variações:

  1. Categorias:

    • Números pares / ímpares.

    • Mulheres / homens.

    • Animais / plantas.

    • Cores primárias (vermelho, azul, amarelo) / cores secundárias (roxo, verde, laranja).

    • Letras do alfabeto: vogais / consoantes.

    • Frutas / legumes.

    • Nomes de países / cidades.

  2. Características:

    • Alto / baixo.

    • Cabelo comprido / curto.

    • Olhos claros / escuros.

    • Roupas claras / escuras.

    • Calçados fechados / abertos.

    • Mãos nos bolsos / mãos para cima.

    • Quem está usando acessórios (óculos, pulseiras, etc.) / quem não está usando.

  3. Níveis de Dificuldade:

    • Comandos rápidos / comandos lentos.

    • Alternar entre comandos simples e complexos.

    • Aumentar a velocidade dos comandos gradualmente.

    • Introduzir comandos opostos, como "Números pares!" seguido por "Números ímpares!" em rápida sucessão.

MASTERCLASS.jpg
bottom of page