
EDITORA
CLUBE DOS RECREADORES
MANUAL DE JOGOS E BRINCADEIRAS:
ATIVIDADES RECREATIVAS PARA DENTRO E FORA DA ESCOLA

CARTÃO DE CRÉDITO, BOLETO, DÉBITO ONLINE, DEPÓSITO EM CONTA
PRAZO DE ENTREGA DE ATÉ 15 DIAS ÚTEIS*
APRESENTAÇÃO:
Este manual foi elaborado com o intuito de despertar, propagar e incitar o interesse por jogos e brincadeiras, referente aos seus conceitos, classificações e participantes, além de contribuir para a formação teórica e prática de profissionais e acadêmicos, por meio dos conteúdos e sugestões de atividades aqui propostas. Portanto, a partir das inquietações da prática diária e de alguns anseios da comunidade acadêmica, referentes às novas vertentes quanto ao jogar e o brincar, proponho, aqui, reflexões sobre o brincar no século XXI e uma classificação de jogos e brincadeiras, entre elas, os jogos e brincadeiras contemporâneas, que refere-se às atividades do jogar e brincar com os jogos eletrônicos.
INTRODUÇÃO
PARTE I – CONCEITOS, CLASSIFICAÇÕES E PARTICIPANTES
1.1 O BRINQUEDO, A BRINCADEIRA, E JOGO E SUAS DIFERENÇAS
1.2 CLASSIFICAÇÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS
1.2.1 Jogos e Brincadeiras de Integração
1.2.2 Jogos e Brincadeiras Interdisciplinares
1.2.3 Jogos e Brincadeiras Adaptadas
1.2.4 Jogos e Brincadeiras Cooperativas
1.2.5 Jogos e Brincadeiras Competitivas
1.2.6 Jogos e Brincadeiras Pré-Esportivas
1.2.7 Jogos e Brincadeiras de Aventura
1.2.8 Jogos e Brincadeiras Aquáticas
1.2.9 Jogos e Brincadeiras com Músicas
1.2.10 Jogos e Brincadeiras Populares
1.2.11 Jogos e Brincadeiras Contemporâneas
1.2.12 Jogos e Brincadeiras de Improviso
1.3 JOGOS E BRINCADEIRAS E SEUS PARTICIPANTES
1.3.1 Crianças de 3 a 6 anos
1.3.2 Crianças de 7 a 12 anos
1.3.3 Adolescentes e Jovens
1.3.4 Adultos
1.3.5 Idosos
PARTE II – REFLEXÕES SOBRE O BRINCAR NO SÉCULO XXI
2.1. JOGOS E BRINCADEIRAS DE UM PASSADO NÃO TÃO DISTANTE
2.2. VIDEO GAMES: DO POLEGAR AO MOVIMENTO CORPORAL
PARTE III – COLETÂNEA DE ATIVIDADES RECREATIVAS
3. COLETÂNEA DE ATIVIDADES
3.1 Atividades de Integração
3.2 Atividades Interdisciplinares
3.3 Atividades Adaptadas
3.4 Atividades Cooperativas
3.5 Atividades Competitivas
3.6 Atividades Pré-Esportivas
3.7 Atividades de Aventura
3.8 Atividades Aquáticas
3.9 Atividades com Músicas
3.10 Atividades Populares
3.11 Atividades Contemporâneas
3.12 Atividades de Improviso
Além de teoria, ao todo são 160 atividades práticas descritas neste livro impresso.